Efeito neve:

terça-feira, 5 de abril de 2011

Férias da Páscoa 2011






O Museu da Região Flaviense, tendo presente a importância do desenvolvimento de actividades lúdico-pedagógicas para o público escolar, pretende desenvolver duas acções para o período de férias escolares da Páscoa, voltadas para a descoberta, sensibilização cultural, criatividade e aprendizagem, conceitos fundamentais no percurso formativo das crianças.

A iniciativa Férias da Páscoa 2011 no Museu, destinada a crianças entre os 8 e os 14 anos de idade, irá decorrer durante os dias 19 e 21 de Abril e pretende proporcionar diversidade cultural e lúdica em tempo de férias escolares.

As inscrições são gratuitas e limitadas (mínimo de 8 crianças e um máximo de 15), podem ser efectuadas até ao dia 15 de Abril no Núcleo de Arqueologia e Pré-História do Museu da Região Flaviense e no Centro Cultural. A ficha de inscrição* estará disponível nos locais ou também podes descarregá-la aqui.



Programa:


19 de Abril - 14:30 às 17:00


“O Património Passo-a-passo”

Achas que conheces bem a cidade de Chaves e os seus monumentos?

Vem testar os teus conhecimentos, fazer um passeio pedestre pelo centro histórico, descobrir passo-a-passo os monumentos da cidade através de adivinhas e desvendar algumas curiosidades sobre os monumentos.

No final, o nosso percurso irá terminar num espaço verde junto ao rio, onde poderás desfrutar do lanche e de alguns jogos ao ar livre, beneficiando da chegada da primavera.

Para marcar a actividade, irás receber um CD com fotografias da tua passagem pelo património flaviense para que comeces a construir o teu próprio álbum de memórias.

___________________________________________


21 de Abril - 14:30 às 17:00

“A Páscoa no Museu”

Sabes porque se celebra a Páscoa? E qual a relação do coelho e do ovo com a Páscoa?

Vem conhecer o significado da Páscoa, as tradições flavienses, o ovo e o coelho, símbolos que povoam o teu imaginário.

De seguida, convidamos-te a participares no ateliê “o meu ovo de Páscoa”, onde usando a imaginação e a criatividade poderás fazer e decorar o teu próprio ovo.

Para terminar, propomos-te alguma actividade física através da “caça ao ovo da Páscoa”. Serão escondidos pelo jardim da Torre de Menagem alguns ovos de chocolate, que terás de descobrir. Boa sorte!


De que estás à espera? Se tens entre 8 e 14 anos inscreve-te já!

* Data limite das inscrições: 15 de Abril.
___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.