Efeito neve:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Férias da Páscoa no Museu






Decorreu pela primeira vez a iniciativa “Férias da Páscoa no Museu” durante os dias 19 e 21 de Abril, destinada a crianças entre os 8 e os 14 anos de idade. A acção foi organizada pelo Núcleo de Arqueologia e Pré-História do Museu da Região Flaviense, consciente da importância de actividades lúdico-pedagogicas para o público escolar em tempo de férias, essencialmente voltadas para a descoberta, sensibilização cultural, criatividade e aprendizagem, conceitos fundamentais no percurso formativo dos mais novos.

No primeiro dia decorreu a actividade “o património passo-a-passo”, na qual as crianças foram convidadas a testar os seus conhecimentos, através de um passeio pedestre pelo centro histórico, de modo a descobrir passo-a-passo os principais monumentos por meio de adivinhas, às quais responderam prontamente.

O segundo dia foi dedicado à temática da Páscoa, através de uma apresentação foi desvendado o significado da Páscoa, do ovo e do coelhinho, símbolos que povoam o imaginário infantil, e dado a conhecer algumas das tradições flavienses nesta época. Seguiu-se um momento colorido, onde as crianças com grande entusiasmo puderam dar largas à sua criatividade na decoração e pintura de ovos de esferovite.

Finalmente, o momento mais aguardado e de grande delírio para todos, “a caça aos ovos de chocolate” escondidos no interior do museu e pelo jardim da Torre de menagem.

Para marcar a actividade, foi oferecido um CD com fotografias da passagem pelo património flaviense de todos os participantes, como forma de incentivar a que cada um comece a construir o seu próprio álbum de memórias.





___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.