Efeito neve:

Peça do Mês de Janeiro - 2011 - Casula






• Designação: Casula

• Descrição: Veste litúrgica confeccionada em seda, de tons rosa e dourado, decorada com flores rosa e folhas verdes. Manto amplo aberto dos lados, sem mangas, e com uma abertura ao centro para a cabeça.

• Função: Paramento litúrgico do clero usado sobre a alva e a estola durante a celebração da missa. As cores da casula podem variar consoante o rito litúrgico.

• História: A casula teve origem na antiga vestimenta romana, o byrrus ou paenula, uma espécie de manto em forma de poncho que os homens vestiam sobre as túnicas entre os sécs. III a VI. Durante o período carolíngio as casulas sofreram as primeiras modificações nas formas e decoração. Para facilitar a movimentação dos braços, encurtou-se um pouco nos lados ou na parte frontal. A partir do século XVI, passa-se a encurtar cada vez mais as laterais das casulas, até que em finais do século XVII chega-se ao modelo hoje conhecido como casula romana e que foi o mais utilizado no nos rituais romanos até o século XX recuperar o uso das casulas góticas, que se tornaram novamente comuns.

• Exposição: Museu de Arte Sacra da Região Flaviense (Igreja de Santa Maria Maior).







Todos os meses, o blogue do Museu da Região Flaviense tem uma peça do seu espólio em destaque, para que possa conhecer melhor a nossa colecção museológica.



Visite também a peça em destaque dos meses anteriores.
 
 

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais