Efeito neve:

Férias da Páscoa no Museu






Decorreu pela primeira vez a iniciativa “Férias da Páscoa no Museu” durante os dias 19 e 21 de Abril, destinada a crianças entre os 8 e os 14 anos de idade. A acção foi organizada pelo Núcleo de Arqueologia e Pré-História do Museu da Região Flaviense, consciente da importância de actividades lúdico-pedagogicas para o público escolar em tempo de férias, essencialmente voltadas para a descoberta, sensibilização cultural, criatividade e aprendizagem, conceitos fundamentais no percurso formativo dos mais novos.

No primeiro dia decorreu a actividade “o património passo-a-passo”, na qual as crianças foram convidadas a testar os seus conhecimentos, através de um passeio pedestre pelo centro histórico, de modo a descobrir passo-a-passo os principais monumentos por meio de adivinhas, às quais responderam prontamente.

O segundo dia foi dedicado à temática da Páscoa, através de uma apresentação foi desvendado o significado da Páscoa, do ovo e do coelhinho, símbolos que povoam o imaginário infantil, e dado a conhecer algumas das tradições flavienses nesta época. Seguiu-se um momento colorido, onde as crianças com grande entusiasmo puderam dar largas à sua criatividade na decoração e pintura de ovos de esferovite.

Finalmente, o momento mais aguardado e de grande delírio para todos, “a caça aos ovos de chocolate” escondidos no interior do museu e pelo jardim da Torre de menagem.

Para marcar a actividade, foi oferecido um CD com fotografias da passagem pelo património flaviense de todos os participantes, como forma de incentivar a que cada um comece a construir o seu próprio álbum de memórias.





___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

Peça do Mês de Abril - 2011 - Ara Votiva









• Super-categoria: Arqueologia.

• Categoria: Epigrafia.

• Sub-categoria: Rituais/Religião.

• Denominação: Altar/Ara Votiva

• N.º Inv. 929/MRF/NcARQ/21/09

• Descrição: Bloco em granito com cavidade triangular superior e texto epigráfico votivo dedicado à divindade Vénus Vencedora, por Lúcio Avito?

• Inscrição: Vem-eri / Victrici / L(ucius)? A(vitus)?. (hedera) ex. vi(su) / ar(am) p(ossuit).

• Interpretação: Lúcio Avito? Dedicou este altar a Vénus Vencedora, devido a um sonho que teve.

• Época: Romana; Finais do II e inícios do III séc.

• Justificação da data: A possível datação da ara votiva fundamenta-se no impulso que os Severos dão ao culto a Vénus, assim como no característico telhadinho do monumento e atendendo a certas características paleográficas.

• Matéria: Granito

• Medidas: Alt. - 68 cm; Larg. – 32 x 25 cm; Alt. das letras. – 5/6 cm.

• Historial: É possível que a cavidade triangular que possui a ara, na zona do capitel, não fosse mais do que o lugar de posição de uma estatueta de Vénus, tal como sugere o telhadilho da superfície superior.

• Procedência do achado: Rua Direita (travessa da farmácia), freguesia de St.ª Maria Maior, concelho de Chaves.

• Circunstâncias do achado: Foi achada em 1929, na Rua Padre Adolfo Magalhães, na cidade de Chaves, a uns oitenta centímetros de profundidade e junto à porta da casa da família Magalhães.

• Bibliografia: RODRÍGUEZ COLMENERO, António - Aquae Flaviae: I Fontes epigráficas da Gallaecia meridional interior. 2.ª ed. Chaves : Câmara Municipal, 1997, pp. 109-110; fig. 80.






Todos os meses, o blogue do Museu da Região Flaviense tem uma peça do seu espólio em destaque, para que possa conhecer melhor a nossa colecção museológica.

Visite também a peça em destaque dos meses anteriores.

___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

Um Património Vivo 2011







Terminou no dia 6 de Abril mais uma actividade no âmbito do Projecto “Viver a Escola”, que contou com a participação de aproximadamente 500 crianças do ensino pré-escolar. “Um Património Vivo” teve lugar no Núcleo de Arqueologia e Pré-História do Museu da Região Flaviense pelo terceiro ano consecutivo, uma iniciativa organizada pelo Município, em que participaram aproximadamente quarenta salas de aula.

A actividade teve início com a visualização de um filme animado - “Era uma Vez o Homem” – através do qual as crianças puderam aprender o que é a arte rupestre, que cores e materiais eram usados pelo homem, bem como os motivos que eram representados nas suas pinturas. Num segundo momento, uma personagem do filme lançou uma missão, à qual os participantes responderam com entusiasmo pintando em esferovite os animais caçados na pré-história e deixando a marca da sua mão pintada na parede. No final, para complementar a acção realizou-se uma visita guiada ao espólio do museu, onde as crianças puderam tomar contacto com alguns vestígios de arte rupestre da Região Flaviense.

A iniciativa pretendeu explorar de forma lúdica e pedagógica a temática da Arte na Pré-história, bem como incutir desde cedo nas crianças uma educação patrimonial e estimular as suas capacidades intelectuais, como a imaginação e a criatividade.

Fique com algumas imagem da actividade.







___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais

Férias da Páscoa 2011






O Museu da Região Flaviense, tendo presente a importância do desenvolvimento de actividades lúdico-pedagógicas para o público escolar, pretende desenvolver duas acções para o período de férias escolares da Páscoa, voltadas para a descoberta, sensibilização cultural, criatividade e aprendizagem, conceitos fundamentais no percurso formativo das crianças.

A iniciativa Férias da Páscoa 2011 no Museu, destinada a crianças entre os 8 e os 14 anos de idade, irá decorrer durante os dias 19 e 21 de Abril e pretende proporcionar diversidade cultural e lúdica em tempo de férias escolares.

As inscrições são gratuitas e limitadas (mínimo de 8 crianças e um máximo de 15), podem ser efectuadas até ao dia 15 de Abril no Núcleo de Arqueologia e Pré-História do Museu da Região Flaviense e no Centro Cultural. A ficha de inscrição* estará disponível nos locais ou também podes descarregá-la aqui.



Programa:


19 de Abril - 14:30 às 17:00


“O Património Passo-a-passo”

Achas que conheces bem a cidade de Chaves e os seus monumentos?

Vem testar os teus conhecimentos, fazer um passeio pedestre pelo centro histórico, descobrir passo-a-passo os monumentos da cidade através de adivinhas e desvendar algumas curiosidades sobre os monumentos.

No final, o nosso percurso irá terminar num espaço verde junto ao rio, onde poderás desfrutar do lanche e de alguns jogos ao ar livre, beneficiando da chegada da primavera.

Para marcar a actividade, irás receber um CD com fotografias da tua passagem pelo património flaviense para que comeces a construir o teu próprio álbum de memórias.

___________________________________________


21 de Abril - 14:30 às 17:00

“A Páscoa no Museu”

Sabes porque se celebra a Páscoa? E qual a relação do coelho e do ovo com a Páscoa?

Vem conhecer o significado da Páscoa, as tradições flavienses, o ovo e o coelho, símbolos que povoam o teu imaginário.

De seguida, convidamos-te a participares no ateliê “o meu ovo de Páscoa”, onde usando a imaginação e a criatividade poderás fazer e decorar o teu próprio ovo.

Para terminar, propomos-te alguma actividade física através da “caça ao ovo da Páscoa”. Serão escondidos pelo jardim da Torre de Menagem alguns ovos de chocolate, que terás de descobrir. Boa sorte!


De que estás à espera? Se tens entre 8 e 14 anos inscreve-te já!

* Data limite das inscrições: 15 de Abril.
___________________________________________

Para que possamos melhorar contamos com a sua opinião, envie-nos as suas sugestões ou comentários para o nosso e-mail.
Leia Mais